Rupturas: Geram crescimento > que geram amadurecimento > que geram valorização.

SARA E HAGAR

SARA: FORMOSA, LEAL, CORRETA – ¨A SENHORA¨

Tinha sua vida calma, tranqüila na cidade de Ur dos Caldeus, vivia com seu marido tranquilamente. De repente tudo Iria mudar. Sua vida daria uma reviravolta sem igual. Ela iria para uma terra que não conhecia. Mas por amor a seu esposo, e principalmente por amor a Deus, ela parte decidida a olhar para frente e confiar nas bênçãos que Deus tinha para eles. SUBMISSÃO – FÉ EM DEUS – TENTATIVA DE AJUDAR A DEUS.
QUERIDOS, NÃO FOI FÁCIL PRA ABRAÃO, NÃO FOI FÁCIL PARA SARA, NÃO É FÁCIL PARA NÓS, QUANDO DEUS NOS MANDA FAZER ALGO QUE IRÁ MUDAR COMPLETAMENTE A NOSSA MANEIRA DE VIVER. DE FATO É DIFÍCIL VISUALIZAR O QUE DEUS ESTÁ PLANEJANDO PARA NÓS.
Em Gn. 21 temos agora um período em que Abraão e Sara Migram para o Egito por causa da grande fome que assolava Canaã ( TENHO AGORA EM MENTE QUANTAS VEZES VIVEMOS PERÍODO ESTES EM QUE NOS AFASTAMOS DO LUGAR PROMETIDO POR DEUS PARA NÓS, NOS AFASTAMOS DA VONTADE DE DEUS – IGREJA, NA FUGA DOS PROBLEMA- ÉPOCA DES SECA EM NOSSA VIDAS). No Egito com medo de ser morto por Faraó, Abraão esconde sua situação conjugal com Sara temendo Faraó se encantar com ela (por causa de sua beleza). De fato Faraó se agrada da Beleza de Sara e dá presentes a Abraão, entre esses presentes está AGAR.

AGAR: A concubina de Abraão é quase sempre vista de modo ruim nas Escrituras. Primeiro porque ela era a “outra”—como se uma escrava tivesse outra opção! Depois, ela é mal vista por ter gerado os irmãos-inimigos de Israel: os árabes e seus parentes.E, por último, a pobre mulher é mal vista em razão de Paulo ter usado a “figura” de Hagar, a escrava, a fim de “ilustrar” a diferença entre estar na lei e viver na graça (Gl 4). Assim, Hagar virou definitivamente a escrava” que foi a causa de tantos problemas para o santo patriarca Abraão. Mas foi Sara quem mandou…e Abraão “anuiu” ao conselho da esposa para que “tomasse” Hagar como concubina. Todos os Abraões do mundo aceitariam. Qual deles ousaria desobedecer à esposa num pedido desses? A QUESTÃO É QUE HAGAR TAMBÉM EXISTIU COMO SER HUMANO. E HÁ UM CAMINHO DE DEUS PARA HAGAR COMO INDIVIDUO. PRIMEIRO ELA É A ESCRAVA. ELA É QUEM ELA FOI DESIGNADA PARA SER. DEPOIS ELA FOGE COM O FILHO. HAGAR NÃO QUERIA MAIS SER “HAGAR”. DEUS A FAZ VOLTAR E LHE DIZ QUE AINDA HAVERIA MAIS UMA DÉCADA PARA ELA FICAR NA CASA DE SARA. SOMENTE DEPOIS DE MUITO TEMPO É QUE HAGAR É EXPULSA. CHEGA A HORA DE SUA LIBERTAÇÃO. ELA VAI COM SEU FILHO.

ABRAÃO SOFRE A IDA DO MENINO, MAS, CONFORME O PRÓPRIO DEUS, O PATRIARCA TAMBÉM SOFRIA POR CAUSA DE “SUA SERVA”. A história de “Hagar” não terminou até hoje…basta que se veja televisão ou se leia os jornais. Sara é a dona da terra, os filhos de Israel que o digam. Hagar é a escrava, os palestinos que falem a esse respeito. Mas Hagar sabia que tem direitos, e que ela não foi somente “um rio que passou na vida” de Abraão”…e o seu coração se deixou levar”. Ela sabia que entre eles havia cumplicidade…nada que Sara pudesse ter evitado de acontecer durante tantos anos de convívio. Isaque e Ismael continuam lutando pelo direito de primogenitura… Mas a mulher Hagar parou suas lutas. A história prosseguiu…e nela Hagar ganhou um papel simbólico ruim. Mas a mulher Hagar foi tratada por Deus e Seus anjos com todo carinho…assim nos conta o Gêneses. ACABOU QUE ELA CHEGOU ESCRAVA E FOI EMBORA LIVRE. A história fez dela uma “escrava”. Mas na história de Deus com Hagar e de Hagar com Deus…ELA SE TRANSFORMA NUMA MULHER LIVRE, COM IDENTIDADE PRÓPRIA E CAPAZ DE DAR CONTINUIDADE A SUA VIDA EM COMPANHIA DE SEU FILHO. Hagar está livre para sempre. Todas elas! Todas as agars. O estranho ao ler a Bíblia com olhos simples e humanos é perceber que mesmo aqueles aos quais se atribui um papel coadjuvante, todos eles tiveram seu “papel principal” aos olhos de Deus. Assim, a grande Sara é grande na História… Mas quem terá sido grande na história humana e particular de Abraão? O que não pode é haver comparação. Pobre Sara se se comparar a Hagar. Nos quesitos direito, legalidade e até beleza, provavelmente ganhasse. Mas havia “algo” em Hagar para além da possibilidade de gerar filhos…

Abraão que o diga, com o próprio testemunho de Deus sobre a dor que o velho sentiu pela serva que partiu. Mas e Hagar? Pobre dela se se compara com Sara. Certamente morreria na marginalidade conjugal…

>>>Continuando… SARA A SENHORA X AGAR A ESCRAVA

Faraò descobre que Sara é esposa de Abraão e os expulsa do Egito, Abraão leva consigo os presentes incluindo Agar – desta Maneira Agar entra historicamente na vida de Abrão e Sara.

Quando procuramos mudar o rumo dos acontecimentos com as nossas próprias forças e não com as de Deus, problemas surgem, dores de cabeça aparecem e ficamos perdidos e fora da perfeita vontade de Deus.

SARA ACHOU QUE DEUS ESTAVA DEMORANDO MUITO: Por causa da decisão de Sara ela abriu as portas para a inimizade que existe até hoje entre os JUDEUS E ÁRABES > Agar obedece sua serva e deita-se com Abraão, fica grávida e despreza Sara, Nasce Ismael, cresce,e, ao nascer Isaque, Ismael enciumado o despreza também, acalora-se ainda mais a relação familiar. SARA DECIDE: NÃO QUERO MAIS VIVER ESSA SITUAÇÃO DENTRO DO MEU LAR!! AGAR agora expulsa e no deserto, sem rumo, sozinha, sem esperança, vendo tudo a sua volta ruir, seu único filho prestes a perecer. Se afasta, se isola e chora a eminente perda que já se anuncia.

O menino chora desfalecendo, Deus ouve o choro frágil e inocente do menino ( e não da mãe ) Deus dá Ãnimo v.18 – prometendo uma benção futura. Deus anima mostrando-lhe um poço de água vive v.19 – dando-lhe uma benção presente.

1º. DEUS DÁ ÂNIMO 2º. DEUS ORIENTA (ele diz quais os passos que devemos tomar) por mais dolorosos que sejam OBEDIENCIA E SUBMISSÃO É A SOLUÇÃO. 3º. ELE FAZ UMA PROMESSA: Sl. 4:8, Sl.138:7 Sl. 23

Assim, Graças a Deus que independentemente dos papeis históricos e simbólicos, incompletos ou contraditórios, Deus trata com indivíduos, aos quais Ele ama—mesmo quando a significação histórico-simbólica daquela pessoa não seja a de nenhuma “estrela” da história bíblica.

Queridos no final desse texto entendemos que muitas vezes o Senhor exige de nós que tomemos certas atitudes rompendo com situações de jugo, de dores, de sofrimentos e algemas que nos aprisionam impedindo-nos de alcançarmos as suas promessas para nos.

LEMBRE-SE: RUPTURAS GERAM AMADURECIMENTO QUE GERAM MUDANÇAS QUE GERAM VAROLIZAÇÃO.

Rompamos pois com aquilo que nos impede de ver a glória de Deus em nosso lar, em nossa vida e nossos familiares.

Um abraço

Bispa Raquel

Compartilhe já com amigos e inimigos 😉

Comments

comments